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Há alguns dias atrás um de nossos clientes nos buscou com uma dúvida bem específica a respeito de sua equipe comercial e produtividade dos vendedores. Ele estava expandindo sua área de atuação e precisaria contratar mais vendedores para compor o time, porém não tinha ideia de quantos iria precisar.

Cremos que a dúvida que ele teve pode ser a sua.

Como saber o número certo de vendedores?

Com a economia cada vez mais instável e o cenário de mercado em relação a demanda x oferta cada vez mais disputado, não sobra muito espaço para erros que podem impactar o futuro de nossos negócios.

Tendo em vista esta questão, como podemos ser mais assertivos em relação às nossas vendas?

Para responder as questões à cima é necessário apresentar um panorama de como a metodologia Funil de Vendas pode auxiliar os gestores nesta decisão.

Toda venda é resultado de um processo e o método mais eficaz de gerenciar as oportunidades dentro deste processo chama-se Funil de Vendas.

Ao contrário do que muitos falam, Funil de Vendas não é marketing digital: Captura de leads, e-Mail marketing, criação de LandingPages, etc, isto é parte do método Funil de Vendas.

O marketing digital é uma das formas de Atrair oportunidades para dentro do seu Funil.

Na medida que a equipe comercial utiliza o Funil de Vendas, é gerado um histórico rico de informações para tomada de ações estratégicas.

Uma das estratégias consiste em identificar o número de oportunidades necessárias que a equipe deve buscar para alcançar a meta de vendas. Dentro destas oportunidades podem estar novos clientes (prospecção) ou clientes existentes (gestão de carteira), que o vendedor pode trabalhar para bater sua meta.

O indicador necessário para identificar este resultado chama-se Taxa de Conversão.

Ele é um dos principais números para tomada de decisões, pois sem a Taxa de Conversão é quase impossível saber quantas oportunidades os vendedores precisam colocar dentro do Funil de Vendas para atingir seu objetivo.

Portanto, após um período utilizando o Funil de Vendas como metodologia é possível se basear em históricos e estatísticas individuais dos vendedores, tendo em vista a capacidade de cada vendedor em atender um número x de clientes VS o tempo gasto para cada atendimento, assim nosso cliente conseguiu saber o número de vendedores a mais que ele precisaria ter para alcançar sua Meta visando a expansão de seu negócio.

Convido você e sua equipe comercial para conhecerem o Funil de Vendas™, uma ferramenta fantasticamente simples e poderosa para gerenciar as oportunidades, ter poder de ação e ganhar mais negócios.

Por Thiago Pirinelli

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.