Skip to main content

Métricas são fundamentais para nortear as decisões estratégicas de uma empresa e existe uma que pode ilustrar perfeitamente a saúde financeira de um negócio: o CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

O que é CAC?

Do inglês Customer Acquisition Cost, como a tradução diz é o quanto uma empresa investe em média para adquirir um cliente. Ela envolve principalmente as áreas mais ligadas a essa atividade, como Marketing e Vendas, mas pode variar de acordo com o segmento e mercado.

Ela diz o quão eficiente tem sido os esforços desses time e o quão lucrativo é o negócio. Pode ser calculada mensalmente, ou o período que melhor se encaixar a sua realidade, e leva em consideração todos os investimentos feitos exclusivamente na aquisição de clientes dentro desse tempo determinado.

o que é cac

Como calcular o CAC?

Primeiro, é necessário que você saiba todos os investimentos envolvidos na aquisição de um cliente, normalmente os gastos das áreas de marketing e vendas, como:

  • Salários, encargos e comissões;
  • Viagens para visitar clientes;
  • Telefonia com clientes;
  • Publicidade online e offline;
  • Eventos;
  • Assessoria de imprensa;
  • Ferramentas e softwares das áreas envolvidas;
  • E entre outros.

Com esses dados em mãos, agora é preciso levantar quantos clientes foram adquiridos pelos esforços de marketing e vendas dentro do período analisado, assim, não são contabilizados aqueles vindos de outros canais, como indicações. Assim, o cálculo é:

Soma dos investimentos em marketing e vendas

CAC = —————————————————————–

Número de clientes conquistados

Por exemplo, se a soma dos investimentos é R$30mil e você conquistou 50 clientes no período, o seu CAC foi de R$600.

Qual valor de CAC devo buscar?

Não existe um número mágico de CAC para todas as empresas, o ideal é que você olhe para dentro da sua e tente sempre abaixar esse indicador.

É possível que haja diferença entre um mês e outro, talvez por conta da assinatura de uma ferramenta ou porque fechou um número significativamente menor de negócios, dessa forma, o melhor a se fazer é sempre acompanhar e estudar a fundo cada caso.

Como sei se o meu CAC está bom?

O CAC por si só não vai dizer se a sua empresa está financeiramente bem ou não, é necessário compará-lo com outros indicadores, como o ticket médio para empresas de produtos, e o Lifetime Value (LTV) para negócios recorrentes.

Para a empresa lucrar, é primordial que o CAC seja MENOR que esses indicadores, pois eles indicam o quanto o cliente gastou em você, dessa maneira, poderá analisar se você investiu menos ou mais que ele para conquistá-lo. Se você investiu mais para adquirir um cliente do que ele gastou com você, não é um bom sinal.

Para e-commerces, por exemplo, o CAC deve ser menor que o ticket médio, ou seja, o quanto em média os seus clientes compraram de você.

Para empresas de assinaturas ou academias, por outro lado, o CAC precisa ser menor que o LTV, o quanto uma pessoa gasta com você enquanto ainda é cliente (para esse cálculo, multiplica-se o ticket médio pelo tempo médio que ele fica com você).

Um ponto importante é que se o CAC for significativamente menor que esses indicadores, pode significar que você está deixando de fazer investimentos estratégicos de marketing e vendas e pode até estar perdendo oportunidades importantes.

E se o CAC não estiver bom?

Se o seu CAC está maior que os indicadores citados anteriormente, você precisará urgentemente rever suas estratégias de aquisição e até precificação. Procure onde é possível cortar custos, como uma ferramenta que não é utilizada ou um evento que não seja tão primordial a presença da sua equipe.

Outra opção é investir em estratégias mais eficazes, como um treinamento adequado ao time de vendas ou o inbound marketing e o marketing digital.

Acompanhe periodicamente a evolução do seu CAC para fazer ajustes a tempo e buscar por alternativas cada vez melhores para a realidade da sua empresa.

Para mais conteúdos com dicas sobre vendas e gestão de negócios, continue acompanhando nosso blog! Toda semana trazemos conteúdos novos e exclusivos para você.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.