Implementar estratégias de CRM, é uma forma de abranger todo o processo de gestão da base de clientes e do funil de vendas.
Indo da captação de novos consumidores à fidelização dos clientes.
Contudo, aplicar essas técnicas na sua empresa pode ser necessário para seus resultados com vendas, captações, conversões e a satisfação dos clientes.
O CRM nada mais é do que um modelo de trabalho para ajudar as empresas a melhorarem a relação com o cliente.
Continue acompanhando esse artigo para entender o que é, para que serve e seus benefícios.
Boa leitura!
O que é um CRM
O CRM vai além de um software para gestão do relacionamento com o cliente.
Trata-se de uma estratégia capaz de realizar ações com foco em todas as etapas que envolvem, claro, o relacionamento com o cliente.
Essa estratégia liga pontos que vão da atração do cliente como um lead, até a etapa de abertura de uma oportunidade de negócio, com prospect.
Finalizando com o fechamento da venda como cliente.
No entanto, é fundamental que os usuários do Software CRM tenham conhecimentos sobre as necessidades dos seus clientes.
Para que assim, seja possível realizar atendimentos cada vez mais ágeis e personalizados.
Para que serve um CRM
Com o CRM, é possível ter uma visão 360º do cliente, em todas as suas interações com a empresa, produtos, canais de comunicação e atendimento.
Ou seja, uma empresa baseada nas estratégias de CRM, consegue ter 100% de foco nos consumidores finais.
Assim, serve para personalizar e agregar valor a experiência com a marca durante a pré-venda, a venda e o pós-venda.
É esse o segredo de muitas marcas que descobrem as tendências, otimizam seus processos e assim, aumentam a rentabilidade.
7 benefícios de um CRM
Uma coisa é certa, investir em um CRM pode afetar a sua instituição de diversas maneiras, tudo para fazer com que a sua marca seja ainda mais competitiva.
Conheça alguns benefícios dessa estratégia.
#1 Organização e centralização das informações
Todo histórico de contatos, cliente e marca são registrados no programa de CRM.
Assim, sempre que um determinado cliente entrar em contato para pedir ajuda, tirar dúvidas ou efetuar compras.
Além que tem as suas informações organizadas, armazenadas e centralizadas. Isso serve para que a empresa consiga realizar abordagens mais assertivas e sem erros.
#2 Identifica as melhores oportunidades
De forma bem simples, uma ferramenta de CRM permite que sejam adicionados novos leads na base de contatos, fazendo com que sejam qualificados de forma mais precisa.
É bom ter em mente que, não basta ter muitos clientes potenciais em sua lista, as melhores oportunidades entre eles devem ser identificadas.
#3 Gestão de tempo
O sistema de CRM é capaz de registrar automaticamente informações que mapeiam os acertos dos vendedores, auxiliando na gestão de tempo e aumento da produtividade.
Ou seja, sua equipe consegue ter uma base do tempo determinado para que um prospect realize sua jornada de compra.
É indicado ainda apostar em uma inovação disruptiva, uma forma de melhorar ainda mais essa gestão com tecnologias inovadoras e superiores às já existentes.
#4 Diminui as falhas de comunicação
Dentro da comunicação, o CRM faz com que os clientes sejam colocados como os principais pontos de uma estratégia assertiva e com bons resultados.
Ou seja, todas as ações realizadas pela empresa, deixam de ter foco no produto passando a explorar seus clientes.
Seja por publicações em redes sociais ou envio de e-mail marketing.
#5 Fidelização dos clientes
Junto a um bom CRM, é possível ter acesso rápido aos cadastros, registrar eventos e encaminhar aos responsáveis para que seja dada continuidade ao atendimento.
Essa plataforma ainda ajuda a mensurar concorrentes gerando relatórios que podem ser usados como base para tomar decisões sobre satisfação dos clientes.
Além disso, é importante apostar no envio de mochilas personalizadas e brindes em geral, tudo para fidelizar cada vez mais os clientes antes, durante e depois da compra.
#6 Acompanhamento de resultados
As plataformas de CRM contam com funcionalidades nativas.
E elas são capazes de criar painéis, gráficos, relatórios, metas, visualizações e ainda analisar todos os resultados de maneira simples.
Acompanhar essas métricas é essencial para as rotinas de gestão.
No caso de análises mais avançadas, indica se softwares com soluções de gestão, BI e Big Data.
#7 Qualificação dos leads
Uma boa gestão de leads é essencial para alcançar sucesso nas estratégias de vendas.
Isso porque o CRM é capaz de manter os dados unificados em todos os lugares em que os potenciais clientes tiverem contato com a marca.
Dessa forma definir qual a maneira mais prática de manter contato.
Com tanta informação, fica fácil entender os benefícios de apostar nas estratégias de Software CRM para a sua empresa.