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Produtividade, a palavra-chave em um mundo corporativo cada vez mais conectado e acelerado. Como eliminar distrações externas e aumentar sua produtividade no trabalho?

Produtividade no trabalho: O que é e como manter o foco

O termo é recorrente entre líderes e gestores, a necessidade do aumento de produtividade no trabalho é tema comum nas mais diversas reuniões organizacionais.

Isso porque, descobrir alternativas de realizar mais com os mesmos insumos, ou poucos incentivos a mais parece um desafio.

Ainda mais quando olhamos para o mundo atual, manter a concentração e atenção em meio às inúmeras notificações de aplicativos com as mais diversas funcionalidades tornou-se ainda mais difícil.

Se antes, conversas paralelas eram o maior vilão da produtividade, atualmente, a tecnologia apresenta também inúmeras distrações, embora, tenha fornecido também insumos suficientes que proporcionam o aumento de produtividade nas empresas.

Porém, você sabe o real significado de produtividade no trabalho? A produtividade está diretamente ligada com a otimização de processos internos.

Pois, trata-se de alcançar melhores resultados e indicadores com os mesmos recursos pessoais e financeiros que se possui.

Claro, nessa otimização, mudanças de processos, ferramentas e diversos outros fatores são essenciais. Pois, esses fatores serão responsáveis diretos por tornar o dia-a-dia de cada um mais proveitoso.

Produtividade no mundo das vendas

A eficiência no processo de vendas está diretamente ligado à fatores estruturais e organizacionais da empresa.

Contradizendo o que muitos pensam, sobre esse processo ser de única responsabilidade dos vendedores da corporação.

Os vendedores precisam, antes de mais nada, das ferramentas adequadas para executar seu trabalho e um foco claro.

Essas ferramentas inclusive influenciam diretamente na rotina dos profissionais e podem garantir o aumento da produtividade dos mesmos.

Software de vendas, alinhamento de estratégias com a equipe de marketing, metodologia de vendas pré-definida e claro, um verdadeiro líder à frente da operação são fatores que podem beneficiar o processo de vendas da sua empresa.

Veja como cada um desses aspectos pode ajudar a aumentar a produtividade do seu time de vendas!

Software de vendas

Como é realizado o acompanhamento dos clientes em sua empresa? Se sua equipe comercial ainda precisa fazer o uso de uma planilha no excel para esse controle, saiba que este é um dos pontos cruciais para otimização de tempo.

Atualmente, no mercado, já existem diversos softwares de vendas, com as mais diversas funcionalidades e desenvolvidos justamente para facilitar o controle das vendas e do relacionamento com o cliente.

Com a implementação de um CRM (Customer Relationship Management), sua equipe de vendas reduzirá o tempo dedicado ao preenchimento de planilhas e terá maior produtividade no trabalho.

CRM Funil de VendasFazendo com que este tempo possa ser útil em novas prospecções ou mesmo no processo de pesquisa e montagem do script de vendas.

Somente com essa pequena mudança, já podemos notar um aspecto de aumento de produtividade.

Alinhamento com o marketing

A equipe de marketing trabalha constantemente na captação de leads e nutrição dos mesmos, são eles os responsáveis por qualificar esse possível cliente e, no momento adequado, repassar o contato para o comercial.

O problema quando esse alinhamento não existe entre ambos os times é que, a equipe de vendas corre o risco de entrar em contato com clientes que ainda não estão preparados para a compra.

E assim, colocar em risco todo processo de compra. Fazendo com que um possível cliente, nunca mais volte a fazer contato.

Em geral os softwares de vendas e marketing possuem integrações nativas, fazendo com que esse processo seja automático.

Liderança e produtividade

Toda equipe, seja ela de qualquer natureza, precisa essencialmente da figura de um líder para sua condução.

Se tratando do time de vendas, essa figura é ainda mais importante pois deve ser a responsável por manter o time engajado e com foco nos resultados.

Identificar possíveis aspectos de desmotivação e fazer o possível para mudar o cenário.

Além disso, deve também, definir qual será a metodologia de vendas utilizada pelo time de vendas.

Essas definições fazem com que os vendedores tenham como única preocupação as vendas em si, e não o processo.

Todos esses aspectos refletem diretamente no desempenho de sua equipe de vendas. Para aumentar a produtividade no trabalho é fundamental otimizar esses pontos, fornecer as ferramentas ideais para o trabalho e os incentivos adequados.

Tudo isso faz com que a produtividade de sua equipe aumente automaticamente. Além disso, a mudança de alguns hábitos de trabalho também pode ajudar.

Caso você seja um líder na área de vendas, está se perguntando a melhor maneira de organizar todas essas informações, certo?

O Funil de Vendas desenvolveu um Canvas voltado para a área comercial que poderá te auxiliar nesse planejamento.

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Abaixo separamos algumas dicas para reduzir as distrações ao redor e aumentar o foco nas atividades principais.

Defina uma rotina

Identifique em seu dia de trabalho o principal responsável por causar distrações em meio à suas atividades, o e-mail, WhatsApp ou mesmo o LinkedIn.

É comum no decorrer de nossas atividades nos depararmos com a caixa de e-mails lotada por exemplo.

O celular cheio de notificações e novos clientes ou mesmo inúmeras respostas de clientes por meio do LinkedIn.

O segredo é possuir horários definidos para acessar cada uma das redes, dessa maneira, é possível dedicar o tempo e suporte adequado para cada um dos clientes.

E ainda, esse hábito evita que hajam distrações no decorrer da realização de suas atividades, afinal, você sabe que terá um tempo para essas questões em determinado momento do seu dia.

Faça pausas

Ninguém alcança a produtividade no trabalho 8h por dia! Isso é um fato e o quanto antes você aceitar essa realidade, mais produtivo será o seu dia.

Nosso cérebro precisa naturalmente de intervalos, inclusive, os intervalos podem ser úteis para fixação de informações em nossa mente.

Trabalhar incansavelmente durante 10h/12h não significa essencialmente que seu dia foi produtivo, muito pelo contrário, seu dia foi cansativo e talvez, com a organização adequada fosse possível resolver todas as questões nas tradicionais 8h.


Faça pausas entre um atividade e outra, levante para pegar água, café, ou mesmo ir ao banheiro. Permita que sua mente descanse por alguns minutos.

Com isso, suas tarefas se tornarão muito mais concisas e produtivas.

Distribua sua energia

Saiba identificar o período do dia em que você é mais produtivo. Tente alocar as atividades mais árduas nesse período.

Como por exemplo, ligar para aquele cliente difícil, montar aquele relatório anual. Ou atividades do tipo.

Deixe atividades secundárias para os momentos em que você sabe que não terá tanta energia.

Além disso, lembre-se de recarregar suas forças diariamente. Manter uma rotina de sono estável é essencial para o seu bem-estar e produtividade.

Seguindo esses passos, o foco e o aumento de produtividade no trabalho sem dúvidas serão uma realidade para você e para a sua equipe! Experimente essas dicas e deixe aqui um comentário contando quais foram seus resultados.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.