No Jogo Rápido de hoje vamos falar sobre qual a melhor taxa de conversão! Você já sabe? Confira nosso vídeo!
“Thiago, qual é a melhor taxa de conversão para as minhas vendas? Porque lá na faculdade, eu estudei que uma boa taxa seria entre 8 a 16%, em torno, de conversão em vendas”. Essa foi a pergunta que ouvi de um cliente, e eu, claro, falei para ele: “Depende. Depende muito. Depende do que você está comparando.”
O que seria taxa de conversão?
Taxa de conversão está sujeita ao método Funil de Vendas, que simboliza tudo o que você prospecta, busca de oportunidades, versus tudo o que você converte, negócios fechados, de contratos que você traz para dentro da sua empresa.
Por exemplo, se eu busquei 100 oportunidades e converti 10 negócios, eu tenho uma taxa de conversão de 10%. Posto isso, imagina você prospectar 200 negócios, com a mesma taxa de conversão dos 10%, dariam 20 conversões.
Então, uma taxa de conversão, sim, ela é o principal componente das vendas, porque, sem ela, é impossível você ter previsibilidade nas suas vendas.
Mas uma taxa de conversão tem que ser comparada, então, com o número de produtividade, com o quanto você produz lá na boca do seu Funil de Vendas: o quanto você busca de oportunidades, o quanto o marketing traz os leads para dentro do seu Funil de Vendas. E você desencadeia, então, um processo de atração, de relacionamento e de fechamento.
Portanto, para concluir, uma taxa de conversão é sim um fator extremamente importante, porém, não existe a melhor taxa de conversão, você precisa acompanhar mês a mês e comparar esta taxa de conversão com todas as oportunidades que você prospectou o mês passado, em relação ao que você prospectou ou está prospectando esse mês, e confrontar essa taxa, então, com o seu ticket médio, para saber quantas conversões geraram versus quanto de dinheiro você trouxe para sua meta.