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A sua empresa consegue atrair clientes em diferentes ciclos de vendas? Atualmente, tem crescido na internet a busca por métodos e técnicas para gerar novos leads e convertê-los em consumidores.

Em todos os casos, é fundamental gerar valor no processo de entrega do produto e serviço, sabendo sempre oferecer a solução para determinada dor do cliente.

É muito importante que o gestor de qualquer tipo de negócio procure conhecer o seu público-alvo, saiba explorar determinados tipos de ferramentas presenciais e online para melhorar o seu radar de identificação de mercados e construa iniciativas orgânicas e via anúncios para aumentar a geração de leads.

Dentre as primeiras recomendações é indicado reconhecer os pontos fracos da empresa, bem como as virtudes da corporação, principalmente, no ciclo de geração de qualidade e valor para produtos e serviços.

Em primeiro estágio de mercado, não adianta considerar que todas as pessoas do mundo são clientes potenciais, sendo fundamental realizar uma boa análise sobre quem é realmente o consumidor de cada tipo de produto de sua empresa.

A empresa para vender mais precisa oferecer soluções e não somente produtos.

Como atrair clientes para sua empresa?

Considerando os pontos iniciais que apresentamos em nossa introdução, vamos apresentar a seguir sete preciosas dicas para você otimizar as vendas de sua empresa através de iniciativas que de fato podem gerar resultados para a sua empresa.

1 – Firme parcerias

Para vender mais e melhor é indicado construir parcerias. Afinal, nenhuma empresa cresce sozinho. A empresa pode identificar novos mercados para desenvolver parcerias com empresas fornecedoras e de tecnologia atuante que possam cooperar para o crescimento das vendas.

As parcerias podem ser feitas com outras empresas (de diferentes portes) que possam oferecer serviços e produtos relacionados. Por exemplo, uma empresa que trabalha com venda de joias através da internet pode fazer parceria com uma empresa de transportes e entregas de materiais e produtos frágeis.

É fundamental que a parceria transmita credibilidade para os clientes passando confiança para os clientes e reforçando a marca de ambas as empresas.

Uma empresa de marketing pode, por exemplo, fazer parceria com uma empresa desenvolvedora de aplicativos de automação de marketing para otimizar a entrega de seus serviços.

A construção de alianças estratégias de produção e de vendas ajuda mais ainda quando as empresas parceiras atuam no mesmo segmento de mercado e visam atender o mesmo público.

Dessa forma a parceria fará mais sentido, gerando trabalho sobre informações seguras para as empresas e, consequentemente, para os seus clientes.

Parcerias estratégicas são válidas para a empresa que detém o produto principal e a empresa que auxilia com produtos e serviços de apoio.

Um dos melhores resultados, além de atrair clientes, será o de integrar as diferentes comunidades de clientes existentes em outras empresas, procurando sempre que uma corporação compreenda o propósito da corporação parceira.

2 – Crie networkings

Seja participando de eventos, seminários ou de entrevistas, crie sempre networkings, faça novos contatos com outros empreendedores, diretores de empresas, gerentes, vendedores, investidores e potenciais clientes.

É importantíssimo conhecer novos stakeholders, renovar a lista de contatos e ampliar o caminho para a realização de novos negócios.

Na renovação da lista de contatos ocorrerá a oportunidade de captar novos parceiros e novos clientes potenciais.

Principalmente, em eventos presenciais, é indicado apresentar cartões de visita com os dados de contato como nome, e-mail, número de telefone, endereço do website da empresa, blog e outros dados que sejam interessantes.

Mesmo que alguns eventos não funcionem para realização de vendas, eles sempre funcionam para reposicionar a marca da empresa e para criar experiência de mercado para a empresa.

Ainda, no caso de eventos, é fundamental participar do segmento de evento certo e adequado ao segmento da empresa. Se a sua empresa vende ou revende automóveis, não adiantará participar de um evento de culinária.

Existem eventos B2B (empresa-empresa), B2C (empresa-consumidor) e de cunho variado.

Outra forma de realizar networking é através de contatos online nas redes sociais, contatos diretos com os sites de outras empresas e respondendo e-mails de clientes potenciais.

Mesmo quando determinada pessoa não seja convertida em cliente, ela poderá se tornar em parceria para novas soluções para a corporação.

Em todos os casos é importante ser proativo, saber se apresentar aos participantes de cada evento ou demonstrar interesse em qualquer tipo de contato.

3 – Trabalhe através do Linkedin

Atualmente, é possível atrair clientes através do Linkedin. Essa é a rede social das empresas, dos profissionais, dos empregos e de qualquer tipo de contato corporativo.

Principalmente, para o contato B2B, a utilização dessa rede social amplia horizontes para uma empresa conseguir realizar mais vendas para outras empresas.

Além de ser útil para grandes empresas, é bastante indicada para empreendedores de médio e pequeno porte, além de ajudar empreendedores individuais a identificar clientes e novas oportunidades.

Atualmente, o Linkedin possui cerca de 400 milhões de usuários em todo o mundo, incluindo no mercado de atuação de determinada empresa. É uma plataforma que ajuda qualquer empresa a entrar em contato com novos prospects, atrair clientes com informação, postagens e mensagens diretas.

Depois que o Linkedin foi comprado pela Microsoft, ele se tornou em uma das melhores redes sociais para relacionamento entre empresas e entre empresas e potenciais consumidores.

Porém, é importante que todas as iniciativas de abordagem nesta rede social sejam aplicadas passo a passo. E, ressaltamos que, o foco não é a quantidade de conexões, mas a qualidade da relação que a sua empresa consegue estabelecer com elas.

Dentre os principais benefícios de usar o Linkedin podemos citar o livre acesso aos tomadores de decisão de uma empresa, geração de tráfego para o blog ou site de sua empresa através do compartilhamento, a possibilidade de participar de grupos e ainda pode investir em anúncios dentro desta rede social.

Mas como criar um Linkedin poderoso?

Para atrair mais clientes é indicado editar bem o seu perfil e o perfil de sua empresa na rede social. Adicione as informações essenciais para seu cliente, incluindo dados de contato e de atendimento direto.

Procure identificar o real público-alvo existente dentro da rede através de pesquisas. Solicite a conexão com um texto de apresentação (nota) e sempre agradeça a cada conexão alcançada.

Além de manter os contatos, mantenha a timeline sempre atualizada com informações relacionadas à empresa e com novidades do site e loja virtual da empresa.

Com o passar do tempo, a cada oportunidade de vendas efetivada através do Linkedin, poderá ser possível migrar o relacionamento da plataforma online para a plataforma offline.

Claro que os resultados não surgiram do dia para a noite, será necessário investir tempo e dedicação para gerar relacionamento comercial que possa gerar frutos e que seja duradouros.

4 – Construa embaixadores da marca

Independente se sua empresa é grande ou pequena, além de atrair clientes, atraia amigos e embaixadores da marca.

Quando o cliente se sente bastante satisfeito com o atendimento e os produtos de determinada empresa/marca ele sempre a defenderá perante a sociedade e ainda indicar para amigos e familiares.

Essa regra vale para a relação empresa-empresa (B2B) e empresa-cliente (B2C). Nas redes sociais, nos comentários do blog e da loja virtual da empresa valorize os comentários positivos e utilize eles como incentivo para atrair novos clientes.

Os embaixadores da marca também costumam registrar depoimentos positivos nos pontos de vendas e nas plataformas digitais de acesso. Atualmente, principalmente, através das redes sociais é cada vez mais rápido compartilhar opiniões e testemunhos sobre marcas, produtos e serviços.

Por outro lado, a sua empresa jamais poderá falhar nas etapas de captação, venda e pós-venda. É fundamental manter os clientes sempre satisfeitos e incentivá-los a se tornarem embaixadores das marcas gerando novas conexões e mais vendas.

5 – Explore o site da empresa

O erro de muitas empresas é deixar o seu site oficial abandonado ou nas mãos somente do webdesigner. O site precisa ser renovado e atualizado sempre, e pense seriamente em incluir um blog informativo estacionado no domínio principal do site da corporação.

Saiba aproveitar todas as possibilidades que o seu site pode oferecer, aplique técnicas de Inbound Marketing, incluindo o de marketing de conteúdo e SEO para posicionar o site da sua empresa da melhor forma nos resultados do Google.

É importantíssimo aplicar as técnicas certas de SEO (Search Engine Optimization) e de direcionamento SEM via pagamento de anúncios.

Nos dias atuais, existem grandes estratégias de marketing digital e de conteúdo para atrair clientes e visitantes para o site da empresa, incluindo ações de uso de palavras-chaves para o Google, Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes sociais.

O site da empresa ainda pode oferecer bônus digitais como vídeo aulas gratuitas, planilhas, aplicativos e ebooks.

​6 – Fortaleça sempre a imagem da marca

Um fator muito importante para a empresa que está compreendendo todas as dicas apresentadas neste artigo, é pensar a respeito da imagem da marca. A marca está presente na embalagem do produto, na comunicação do serviço, no evento de apresentação da empresa e entre outros ambientes.

É indicado também que exista interação entre marca e consumidor no comportamento do consumidor. Tradicionalmente, todo mundo acha legal a presença da marca Coca-Cola nos pontos de vendas do McDonald’s, e todo mundo curte comer e beber expressando o status dessas marcas. Percebeu a interação?

7 – Faça promoções, promoções e mais promoções

No último estágio da aplicação das maravilhosas dicas para atrair clientes, faça promoções para promover ofertas de produtos e serviços. As promoções permitem acelerar a geração de valor para o processo de reconhecimento de um produto e melhorar a jornada de compra do cliente.

A promoção também ajuda a otimizar a geração de leads, reduz o tempo de trajeto do cliente potencial até o produto e permite a construção daquela interação positiva entre cliente e marca.

Dica bônus

Construa autoridade para a marca de sua empresa. A autoridade é um dos principais gatilhos para atração de consumidores.

Lembra daqueles comerciais de pasta de dente que afirma “dez entre dez dentistas recomendam este creme dental?”. Ou melhor: “tubos e conexões é Tigre”, entre outros exemplos.

A autoridade é construída através de argumentos, oferta de soluções, informações sérias e contundentes e a prova social que a sua empresa domina o assunto a formatação da solução através do produto certo.

A autoridade também é construída por meio de recomendações de outros especialistas que reconhecem o poder da marca e a efetividade do uso dos produtos e serviços de sua empresa.

Quando a empresa também se torna em fonte segura de informação, notícias e referência para aquisição de produtos, podemos afirmar que a autoridade está cada vez mais consolidada.

O gatilho mental relacionado à autoridade exige conhecimento, experiência e resultados focados no reconhecimento da marca.

Conclusão

Neste artigo apresentamos sete dicas preciosas para a sua empresa aprender a atrair clientes para comprar mais de sua marca a curto, médio e longo prazo, podendo ainda fidelizar os clientes tornando-os embaixadores da marca.

As pessoas não buscam somente por um produto ou serviço, elas buscam por soluções para seus produtos, por boas experiências e por status de aceitação social.

Se você precisa de um carro para ir trabalhar todos os dias, você pode escolher o automóvel pelo preço, pela performance e pelo status que a marca do automóvel expressa perante a sociedade.

Neste caso, além de resolver a necessidade de se locomover, a aquisição do automóvel atenderá outros níveis de necessidades e desejos. Compreenda essas variantes antes mesmo de pensar em criar uma oferta de sua empresa no mercado.

Atualmente, o produto não se resume somente no produto em si, mas em todo o conceito, estilo e comportamento que ele desencadeia e gera na vida do consumidor.

É importante você seguir as dicas elucidadas neste artigo e também busque desenvolver novas estratégias de atração de clientes como forma de dignificar o posicionamento da marca de sua empresa e acelerar o processo de venda, bem como de atendimento junto ao cliente final.

Afinal, atrair mais clientes é atrair mais pessoas para conhecer e comprar de sua empresa, e essa relação precisa ser positiva.

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Thiago Pirinelli

Especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B e B2C. É Sócio-fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador da Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app e escritor do Livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender Há 14 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 5000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™. Responsável por apoiar com a á rea Educacional e CRM uma movimentação de mais de 8 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2023. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma, produtos digitais e treinamento de vendas.